Notícias

» Voltar para a página anterior

18/01/2016

Ano novo; lutas novas

2015 foi sem dúvidas um ano desafiador, e histórico, para o Sindicato dos Comerciários do Vale do Araranguá – Sitracom. Do começo ao fim, as mais diversas lutas foram travadas com os mais diferentes setores, em que a dificuldade de se chegar a um consenso testou a paciência e os ânimos dos diretores.


Mas mais do que um ano difícil, 2015 foi um ano vitorioso. Conforme enumera os diretores Joelcio Cesar dos Santos, o Saba, Ana Maria Chechetto e Valéria Leandro, que apesar de todas dificuldades impostas pelos setores patronais, o Sitracom conseguiu bons acordos para os trabalhadores e encerrou o ano com uma experiência adquirida, que será utilizada para as próximas lutas que virão.


“Em 2015 conseguimos avanços nos acordos com o setor atacadista e shoppings, conseguindo um aumento de salário para os trabalhadores acima do comércio varejista, por ser uma categoria diferenciada,” pontuou Ana.


“Na parte da experiência, aprendemos que não importa o grau de dificuldade, temos que ir para o enfrentamento. Em 2015, os setores varejistas, em especial o ramo de supermercados, não aceitavam fechar acordo com ganho real aos trabalhadores. Eles protelaram o acordo e nós entramos com uma ação cautelar, conseguindo fechar o comércio nos feriados enquanto o acordo não fosse selado,” relembrou Saba.


Ele ainda lembra que na parte jurídica, o Sitracom conseguiu reverter diversas ações em favor do trabalhador. “Como também, o Sitracom participou de diversas ações de outros sindicatos. Pois entendemos que o sindicato laboral é uma entidade classista, em que a defesa é sempre pelo trabalhador,”


Exemplos não faltam de superação e enfrentamento por parte do Sindicato. Mas o que esperar de 2016, após um ano desgastante, como foi 2015? A diretora Valeria Leandro garante que as energias de todos no Sitracom estão renovadas. “Os trabalhadores de todas as categorias que por nós são representados, podem esperar de nós ainda mais empenho e dedicação nas negociações,” garantiu.


Os primeiros desafios


O ano mal começou, é verdade, mas o tempo não para, como já diria o nobre cantor Cazuza. O Sindicato já está organizando as assembleias dos trabalhadores, que vão ocorrer em 11 cidades do Vale do Araranguá a partir do dia 23 de fevereiro. “Você, trabalhador, venha fazer parte desta luta e participe das assembleias conosco, decidindo assim, os rumos que o sindicato irá tomar na hora de negociar salários e benefícios para toda a classe,” pontuou Saba.


As datas e os horários das assembleias serão divulgados em breve pelo Sindicato. Fique ligado pelo site: www.sitracom.org, ou entre em contato com o sindicato para melhores informações: 3524-1964.

Copyright © Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Vale do Araranguá Todos os direitos reservados.

Telefone: (48) 3524 1964 - E-mail: sitracomara@contato.net