Notícias

» Voltar para a página anterior

02/10/2015

Dissídio não anula direito dos trabalhadores

Já não é novidade o fato das negociações por acordo coletivo entre Sindicato dos Comerciários do Vale do Araranguá – Sitracom e sindicatos patronais ter ido a dissídio. A decisão tomada pelo sindicato, caso o processo venha a ser julgado, será inédita. E este fato novo ainda gera confusão, principalmente entre os trabalhadores.


O advogado Herval Casagrande tranquiliza os comerciários. Ele lembra que o dissídio não há prazo para ser julgado, mas isso não significa que o trabalhador não tenha direito ao aumento de salário. “Quando sair o julgamento o trabalhador ganhará o reajuste de uma vez só, sendo retroativo a maio de 2015. Algumas empresas já estão repassando o reajuste, mas o trabalhador que ainda não recebeu, ele tem esse direito garantido, mesmo em uma eventual demissão,” disse.


Herval ressaltou que a escolha do sindicato pelo dissídio é uma forma de defender o trabalhador. “É uma negociação, e eles (sindicatos patronais) querem trabalhar em feriados, nos domingos, querem banco de horas, reduzir o quebra de caixa e em troca eles não querem dar ganho real de aumento. O acordo tem que ser bom para ambos,” enfatizou.


O trabalhador que estiver em dúvida quanto aos direitos trabalhistas, pode entrar em contato com o sindicato. Em Araranguá pelo (48) 3524-1964 ou em Sombrio no (48) 3533-4898.


Texto: Felipe Balthazar

Copyright © Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Vale do Araranguá Todos os direitos reservados.

Telefone: (48) 3524 1964 - E-mail: sitracomara@contato.net