Notícias

» Voltar para a página anterior

11/05/2015

Sitracom se reúne com sindicatos patronais para negociar o acordo coletivo

Encontro foi realizado no auditório do Sindilojas, no edifício Katiussi, no qual o Sindicato dos Comerciários recebeu dos empresários uma avaliação da proposta para acordo coletivo alusivo a data-base maio de 2015


 


Ocorreu na manhã de segunda-feira (11), a primeira reunião entre o Sindicato dos Comerciários do Vale do Araranguá – Sitracom e o Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Araranguá – Sindilojas. O encontro foi a pedido do sindicato patronal, e teve como objetivo negociar as cláusulas econômicas e sociais com data-base maio de 2015.


 


Também estiveram presentes na reunião representantes dos supermercados Angeloni, Giassi e Abimar, além de mercados de Arroio do Silva e Balneário Gaivota. A loja de departamentos Havan também esteve representada.


 


Conforme o presidente do Sitracom, Joelcio Cesar dos Santos, o Saba, os empresários do comércio varejista e dos supermercados apresentaram uma proposta bem abaixo do pedido pelos trabalhadores. “Mas isso é normal, até por ser a primeira reunião. Esse mês ainda vamos nos reunir de novo, pois tem que fechar até o dia 30 de maio, se não vai pra dissídio. O que nem um dos lados quer,” lembrou Saba.


 


A diretora do Sitracom, Ana Maria Chechetto destacou que a reunião não travou a negociações, e sim, apenas não obteve avanços. “No primeiro momento ficou assim, mas esperamos que na próxima reunião avance”, salientou. Ela também defende que o sindicato vai lutar para manter e conquistar mais direitos para os trabalhadores.


 


“Estamos aqui para ampliar e defender o direito dos trabalhadores. E nesta negociação, vamos ver o que é melhor para o trabalhador, seja na econômica ou na social. E agora, a prioridade é avançar no piso salarial,” ressaltou a diretora.


 


O Sitracom contou com uma presença importante na reunião, o diretor da Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina – FECESC, Ivo Castanheira, que avaliou a reunião como importante neste momento.


 


“Todos os anos precisamos negociar os salários e é uma responsabilidade tanto do sindicato dos trabalhadores, quanto do patronal, fechar o acordo coletivo, pois os comerciários estão esperando o reajuste dos salários”, disse. “A proposta a princípio, no nosso ponto de vista é inviável, mas eles estão dispostos a continuar negociando, o que torna possível chegar a um acordo”, concluiu.


 


O Sitracom agora aguarda uma contraproposta do patronal, que também deverá marcar uma data para um novo encontro.


 


Texto: Felipe Balthazar

Copyright © Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Vale do Araranguá Todos os direitos reservados.

Telefone: (48) 3524 1964 - E-mail: sitracomara@contato.net