Notícias

» Voltar para a página anterior

30/04/2015

Trabalhadores em risco

Dia 1º de maio não é apenas uma data comemorativa. É também uma data para reflexão por parte dos trabalhadores. Afinal, foi neste dia que a história começou a ser reescrita, quando milhares de operários saíram as ruas em 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, reivindicando melhores condições de trabalho e redução da jornada diária.


 


A realidade do trabalho, desde então, passou por transformações. Apesar de ter muito ainda o que melhorar, atualmente o trabalhador possuí direitos garantidos por Lei. Direitos conquistados por meio da luta sindical, frente aos governos e aos empresários.


 


E hoje, no Brasil, a classe trabalhadora vem enfrentando um possível retrocesso nos seus direitos. Com a aprovação da PL 4330/04, de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) pela Câmara dos Deputados, não só a terceirização será regulamentada, como também a precarização do trabalho.


 


Sempre em luta dos trabalhadores, o Sindicato dos Comerciários do Vale do Araranguá – Sitracom, têm se movimentado para conscientizar o trabalhador dos perigos que este PL traz a toda classe. “Enquanto no passado se foi as ruas para pedir direitos, nós estamos indo as ruas para que não ocorra retrocessos”, recordou a diretora do Sitracom, Ana Maria Chechetto.


 


Caso o PL 4330 seja aprovado pelo Senado e vire Lei, todos os setores, incluindo a atividade-fim de uma empresa, poderá ser terceirizada. “Os trabalhadores ficarão a mercê da classe empresarial. Afinal se este PL fosse tão bom, os empresários não estariam o defendendo tanto”, reforça Ana.


 


Apesar desta ameaça aos trabalhadores, o Sitracom parabeniza a toda classe pelo seu dia. Além de comemorarmos esta importante data, que este alerta nos una ainda mais, para que a base da pirâmide, os trabalhadores, continuem com seus direitos assegurados.




Texto: Felipe Balthazar


Foto: Ilustração / agramadavizinha.com

Copyright © Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Vale do Araranguá Todos os direitos reservados.

Telefone: (48) 3524 1964 - E-mail: sitracomara@contato.net