Notícias

» Voltar para a página anterior

30/04/2015

A importância do sindicato na vida dos trabalhadores

Desde a revolução industrial, a classe trabalhadora travou diversas batalhas para obter melhores condições de trabalho e salários mais justos. E não foram sozinhos que os operários conseguiram mudar uma concepção injusta da sociedade da época, onde uma minoria não aceitava dividir os lucros com quem doava sua vida ao trabalho.


 


A revolta da classe trabalhadora, cansada da opressão e do trabalho escravo, fez com ela se unisse contra este sistema. Um século depois os trabalhadores se mobilizam de forma mais organizada, por meio dos sindicatos. “A necessidade de garantir direitos, fez com que os trabalhadores se legalizassem por meio dos sindicatos,” comentou a diretora Ana Maria Chechetto.


 


Até hoje, no século XXI, as lutas não são tão distantes das do passado. Em Araranguá, por exemplo, a maior categoria de trabalhadores é representada pelo Sindicato dos Comerciários – Sitracom. “Hoje, representamos em média 4 mil pessoas, e sem um sindicato unido em prol do trabalhador, muitas conquistas e melhorias nas condições de trabalho não seriam possíveis”, destacou a diretora Valéria Leandro.


 


Valéria ainda lembra que o Sitracom existe há apenas 26 anos, sendo que neste pequeno período, a realidade do trabalhador obteve muitos avanços. Melhorias de salários, com a exigência do piso salarial referente ao comércio; fortalecimento do sindicato, que tem maior autonomia em casos de descumprimento do patronal sobre o acordo coletivo; e conquistas nos direitos trabalhistas, não seriam possíveis sem a união dos sindicatos.


 


Por tudo isso, e muito mais, a figura do sindicato se faz de extrema importância na vida do trabalhador “Afinal, se não fosse à união dos trabalhadores, representados pelo sindicato, ainda estaríamos na época da mão de obra desqualificada, precária e escrava,” ressaltou Valéria.


 


Texto: Felipe Balthazar


Fotos: Gabriela Silva

Copyright © Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Vale do Araranguá Todos os direitos reservados.

Telefone: (48) 3524 1964 - E-mail: sitracomara@contato.net