25/09/2013
Pergunte ao advogado: As Leis Brasileiras
Uma nação é regulamentada por normas, que estabelecem as condições de vida de um povo para que seja mantida a paz social.
Todas as relações sociais existentes em pais, são regulamentada, por um conjunto de normas que tecnicamente é chamado de ordenamento jurídico, que é conjunto de todas as leis, que regem a vida de um povo.
No Brasil, o ordenamento jurídico, tem de forma singela a seguinte hierarquia, que deve ser respeitada na analise de cada: a Constituição Federal, também chamada de Carta Magna, Lei Maior; as Leis, que podem ser ordinárias e complementares; e os chamados atos infra legais, como decretos, portarias, instruções normativas e outras.
Além destes ainda podemos citar os contratos, acordos e convenções, dentre os quais se inclui o contrato de trabalho.
Para ser realizado a analise de um caso deve-se partir sempre da lei maior (Constituição) para a menor. Ou seja, uma norma hierarquicamente abaixo, não pode ser contrária a uma norma hierarquicamente acima.
Por exemplo: se firmarmos um contrato de trabalho que for contrário a uma lei, este contrato é nulo; se encontrarmos uma norma em lei, que for contrária a Constituição, esta lei é inconstitucional, e assim por diante. A norma inferior, nunca pode estabelecer regras contrárias ao estabelecido na norma superior.
Para melhor esclarecer, quando um caso especifico for analisado, deve primeiro ser feito sob a ótica da Constituição, posteriormente das leis ordinária ou complementares, depois das normas infra legais e ao final dos contratos, acordos e convenções.
É um procedimento relativamente simples e qualquer pessoa, desde que dedicada ao estudo, pode avaliar se um fato é ilegal ou não.
Araranguá, setembro de 2013.
LUIZ HERVALCASAGRANDE
OAB/SC 18.650
Assessor jurídico dos Sindicatos dos Comerciários de Araranguá e Tubarão
Copyright © Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Vale do Araranguá Todos os direitos reservados.
Telefone: (48) 3524 1964 - E-mail: sitracomara@contato.net