04/09/2013
30 anos: Cut recebe homenagem em sessão especial da Alesc
Na noite do dia 27 de agosto a CUT foi homenageada pelos 30 anos de fundação numa sessão especial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. Mais de 150 dirigentes sindicais e trabalhadores do estado estiveram presente e acompanharam as homenagens. O evento também reuniu todos os ex-presidentes da CUT-SC que ao longo dos 30 anos ajudaram a construir a história da maior central sindical catarinense. A Fecesc também foi homenageada no evento.
Jorge Lorenzetti, que foi o primeiro presidente da CUT-SC, ressaltou um pouco dos desafios de construir uma central sindical numa época de grande conflito no Brasil. “Para mim a CUT começou a ser fundada em 1981 no 1º Conclat (Congresso da Classe Trabalhadora), era inicio da década de 80, a ditadura começava a perder o poder e a CUT surge num enorme momento de mudanças”. Na sessão especial os sete dirigentes que já presidiram a CUT-SC foram homenageados, são eles: Jorge Lorenzetti (presidente desde 1983 até 1987); Reinaldo Machado (1987 até 1988); Ineir Miguel Mittmann (1988 até 1991); Alípio Inácio Alves (1991 até 1994); Valdeci José da Silva (1994 até 2000); Paulo Roberto Gonçalves (2000 até 2003) e Neudi Antonio Giachini que assumiu em 2003 e preside a central nos dias de hoje.
Homenagem aos ramos da CUT-SC - Além da CUT, foram homenageados os ramos representados pelas federações, como a Federação dos Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina – FECESC, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – FETRAF, Federação dos Servidores Municipais – FETRAM, Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde – FETESSESC, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação – FETRIAL, Departamento dos Metalúrgicos de Santa Catarina – DEM/CNM e a Federação dos Trabalhadores na Construção Civil – FETRACOM. Os sindicatos com representação de categorias do estado como o Sindicato dos Empregados no Serviço Público Estadual – SINTESPE, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina – SINTE e com base federal o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público federal – SINTRAFESC e o Sindicato dos Trabalhadores e Serviços de Telégrafos e Correio de Santa Catarina – SINTECT, os bancários o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Criciúma – SEEB e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos - DIEESE .
Protagonismo da CUT-SC – Atualmente a CUT-SC possui 122 sindicatos filiados e representa mais de 618 mil trabalhadores na base. É a maior central sindical do estado e está presente nas principais lutas dos trabalhadores e dos movimentos sociais de Santa Catarina. “Temos muitas lutas pela frente, o nosso protagonismo não para por aqui. Nós temos muito que construir, mas já fizemos muita luta neste estado, nos últimos anos com parceria com o DIEESE, conquistamos o Piso Estadual de Salário, que ajudou a elevar a renda de diversas famílias catarinenses” observou Neudi Giachini, presidente da CUT-SC.
Os desafios continuam – A central completa três décadas num período de muito embate com os empresários e com o governo. A CUT tenta barrar o Projeto de Lei 4.330 que trata sobre a terceirização e pode representar uma precarização nas relações de trabalho. “Não aceitamos este projeto por que ele destruirá todos os direitos que conquistamos ao longo dos anos”, salientou Neudi.
Com informações da CUT/SC
Copyright © Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Vale do Araranguá Todos os direitos reservados.
Telefone: (48) 3524 1964 - E-mail: sitracomara@contato.net