15/08/2022
DIAP lança mais um instrumento de conscientização sobre composição do Congresso
A nova plataforma considera votações para identificar perfil de parlamentares que, a despeito do discurso eleitoreiro, prejudicam diretamente a população
Quem votou em projetos contra os trabalhadores? Quem ajudou a aprovar propostas que geraram retrocessos e retiradas de direitos? Quais foram os deputados e senadores que, de 2018 para cá, compactuam com as crises enfrentadas pelo país? Essas são algumas perguntas que o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o DIAP, responde através de sua nova plataforma, “Quem Foi Quem no Congresso Nacional”, lançada na quarta-feira (10), no auditório da CUT-DF.
A plataforma foi desenvolvida com o objetivo de avaliar e explicitar o desempenho dos parlamentares diante de temas que afetam os direitos da classe trabalhadora e a prestação de serviços à sociedade e tem o objetivo de estimular a participação política e o voto consciente na população.
Foram utilizados cinco critérios para a escolha das votações apresentadas na plataforma: importância da matéria sob os pontos de vistas político, econômico e/ou social; registro nominal do voto de cada parlamentar; grau de disputa entre governo e oposição; aspecto temporal das propostas de leis submetidas para votação pelos parlamentares com vigência permanente ou temporária das políticas públicas; e clareza do dispositivo votado em relação ao objetivo pretendido, de modo a não deixar margens para dúvidas sobre o conteúdo da votação.
O material completo estará disponível no site www.quemfoiquem.org.br.
Escrito por: Marina Maria
* Com informações do DIAP.
Copyright © Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Vale do Araranguá Todos os direitos reservados.
Telefone: (48) 3524 1964 - E-mail: sitracomara@contato.net