Notícias

» Voltar para a página anterior

13/04/2019

Sitracom divulga carta em comemoração aos 30 anos de atuação no Vale do Araranguá

O Sindicato dos Comerciários do Vale do Araranguá (Sitracom), comemora no dia 13 de Abril, 30 anos de fundação. Neste período, a instituição desempenhou um importante papel na luta pelos direitos dos trabalhadores no extremo sul catarinense. Para marcar a data, os diretores do sindicato divulgaram uma carta, refletindo as conquistas e desafios do sindicato ao longo dessas três décadas de atuação. Confira abaixo, o texto na íntegra.

“Dia 13 de Abril de 1989.

Esta data é marcante para o Sitracom. Foi neste dia, que os trabalhadores no comércio de Araranguá se reuniram e fundaram o Sindicato dos Comerciários, que hoje atende todo o extremo sul catarinense.

Desta união, surgiu uma entidade séria, comprometida com a luta da categoria, e que sempre esteve ao lado dos trabalhadores, travando diversas batalhas que culminaram em inúmeros acordos coletivos, conquista de direitos sociais e reajustes anuais, que deram mais dignidade aos comerciários.

Hoje completamos 30 anos, festejando esta importante data por todas as conquistas, lutas travadas e por tudo o que o Sitracom significou para a luta dos trabalhadores no Vale do Araranguá.

Mas esta data também nos faz refletir sobre o atual momento que a sociedade está vivendo. Não é segredo para nenhum trabalhador, que nossa classe vem sendo atacada nos últimos anos, sendo retirados inúmeros direitos, e o próximo passo é a perda da aposentadoria.

Nos dói, após 30 anos de muitas lutas, ver tantos retrocessos no Brasil, em especial com a classe trabalhadora. Mas se teve uma coisa que nestas três décadas nós aprendemos, foi a nunca abaixar a cabeça, e mesmo diante de todas as dificuldades, seguimos de pé, mantendo a chama da luta acesa.

E nesta data tão simbólica, e representativa para o Sitracom, reafirmamos todas as nossas lutas, e inteiramos que enquanto houver por quem lutar, vamos continuar incansáveis em nossa jornada!

Muito obrigado a todos que fizeram parte desta história, que atualmente trabalham no comércio, aos que já trabalharam; a todos os diretores, ex-diretores, funcionários, ex-funcionários e trabalhadores que representamos.

Contamos com todos, para construirmos juntos os próximos 30 anos desta história!”.

Copyright © Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Vale do Araranguá Todos os direitos reservados.

Telefone: (48) 3524 1964 - E-mail: sitracomara@contato.net