Notícias

» Voltar para a página anterior

12/12/2017

Horário de Natal: aprenda a calcular as horas extras

A chegada do Natal traz uma expectativa alta para o comércio. Afinal, nesta época do ano todos querem garantir os presentes de fim de ano. E para atender o público, o comércio abre em horário estendido.

O período movimenta os sindicatos patronal e laboral, que negociam o acordo de Horário de Natal. Entre algumas garantias que o acordo traz aos trabalhadores, está o pagamento de um percentual sobre as horas extras. De segunda-feira a sábado, o trabalhador tem direito a um acréscimo de 60% sobre as horas extras e nos domingos 100%. Mas afinal, como se calcula as horas extras?

Segundo os diretores do Sindicato dos Comerciários do Vale do Araranguá – Sitracom, Joelcio Cesar dos Santos, o Saba, Ana Maria Chechetto e Valéria Leandro, existe uma forma matemática que pode ajudar o trabalhador. 'Esta dúvida é bem recorrente entre os trabalhadores. Principalmente nesta época do ano', revelaram.

Para explicar a fórmula, vamos utilizar o exemplo do piso salarial do comércio, que com o reajuste, passou para R$ 1.240,00. 'Basta pegar o valor do salário e dividir por 220', explicaram os diretores.

Ao dividir 1.240,00 por 220, o resultado é 5.63. Para calcular as horas extras de segunda a sábado, basta multiplicar o resultado, que neste exemplo deu 5.63, por 60%. O resultado será o valor de R$ 3.37.

Nos domingos, a hora vale 100%, ou seja, cada hora trabalhada vale por duas. Neste caso, basta dividir o valor do salário por 220 e multiplicar o resultado por 100%. (Ex: 5.63 x 100% = 11,26).

Fácil, não? Para tirar essa, e outras dúvidas, procure o Sitracom. O sindicato fica localizado na Rua Jornalista Durval Matos, 400, bairro Cidade Alta em Araranguá.

Copyright © Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Vale do Araranguá Todos os direitos reservados.

Telefone: (48) 3524 1964 - E-mail: sitracomara@contato.net