07/07/2016
Negociação com concessionárias vai a dissídio
A negociação de reajuste salarial, entre Sindicato dos Comerciários do Vale do Araranguá – Sitracom, com os proprietários de Concessionárias, foi para dissídio. A situação foi definida nesta semana, quando o sindicato decidiu ingressar com ação de dissídio no Tribunal Regional do Trabalho – TRT.
Conforme os diretores, Joelcio Cesar dos Santos, o Saba, Ana Maria Chechetto e Valéria Leandro, os concessionários ofereceram um valor abaixo do Índice Nacional de Preço ao Consumidor – INPC. “Diante desta situação, não sobrou alternativas ao sindicato, a não ser entrar com uma ação na Justiça do Trabalho,” comentou Saba.
A proposta dos proprietários das concessionárias foi de 5% de reajuste, parcelado em duas vezes. Valor que fica muito abaixo do INPC, que fechou a data-base, maio deste ano, em 9.83%. “Nosso objetivo é conquistar ao menos o INPC. Por isso pedimos paciência ao trabalhador, para lá na frente, colher um reajuste mais digno para a categoria,” comentou Valéria.
A partir do momento que o dissídio for julgado, o trabalhador terá direito ao reajuste, retroativo ao mês de maio de 2016. “Mas salientamos que estamos abertos a negociações com o patronal,” concluiu Ana.
O que é dissídio
Conforme o advogado trabalhista, Luis Herval Casagrande, quando Sindicato Patronal e Laboral não chegam a um acordo, o Sindicato Laboral pode entrar com uma ação judicial, denominada dissídio coletivo “Pelo qual, a Justiça do Trabalho decide o valor do piso, do reajuste salarial e de outros direitos que também integram a Convenção Coletiva,” explicou.
Texto: Felipe Balthazar / Multi Comunicação
Copyright © Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Vale do Araranguá Todos os direitos reservados.
Telefone: (48) 3524 1964 - E-mail: sitracomara@contato.net