Notícias

» Voltar para a página anterior

28/08/2018

Trabalhadores em farmácias terão reajuste salarial em setembro


Os trabalhadores em farmácias no Vale do Araranguá terão um novo piso a partir de setembro. Após alguns meses de negociação entre o Sindicato dos Comerciários (Sitracom) e o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2018/2019 foi concluída, sendo registrada no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Segundo a direção do Sitracom, a CCT garantiu 4.83% de reajuste para o Piso Salarial, que passou de R$ 1.240,00 para R$ 1.300,00. No período, o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), que é utilizado na negociação para definir o reajuste, ficou em 1.69%.

Com isso, foi conquistado aumento real de 3,14% para o Piso e de 0.81% para os demais salários. Na CCT ficou definido que o reajuste será pago até o quinto dia útil do mês de setembro, tendo que ser quitados os valores retroativos a 1º de maio de 2018, que é a data-base da categoria.

Na parte social, houve a renovação da maioria das cláusulas, tendo destaque a cláusula 23ª, que mantém as homologações das rescisões contratuais no Sitracom, garantindo mais transparência ao trabalhador.

“O sindicato buscou a manutenção das cláusulas sociais e mais uma vez lutou para firmar a Convenção Coletiva , evitando deixar o trabalhador vulnerável diante dos retrocessos trazidos pela chamada “reforma trabalhista”, que prejudicou os trabalhadores e beneficiou apenas o empresariado”, disseram. “A negociação teve períodos difíceis, mas felizmente conseguimos firmar a Convenção, beneficiando os trabalhadores da categoria”, concluíram os diretores do Sitracom.

A Convenção Coletiva pode ser acessada na íntegra pelo site www.sitracom.org.

Fortalecimento do sindicato

Para manter um sindicato atuante, e que tenha recursos para lutar pelos trabalhadores, é importante manter as contribuições sindicais em dia. “Hoje o trabalhador pode contribuir de diversas formas com o sindicato, desde permitindo a contribuição sindical, ou mesmo se associando ao sindicato. E são estes recursos, que permitem ao sindicato continuar vivo e atuando em defesa dos trabalhadores”, destacaram.

Contribua. O Sitracom fica localizado na Rua Jornalista Durval Matos, 400, bairro Cidade Alta em Araranguá/SC.

Luta por acordo em outras três categorias

Com a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria das farmácias firmada, agora o Sitracom vai manter todos os esforços para conseguir negociar as Convenções com os representantes do comércio varejista, concessionárias e ópticos. “Seguimos nossa luta, para garantir reajustes e a renovação das cláusulas sociais em outras três categorias”, concluíram os diretores.

Copyright © Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Vale do Araranguá Todos os direitos reservados.

Telefone: (48) 3524 1964 - E-mail: sitracomara@contato.net